Nelson Sobral, inicia o estudo da bateria com seis anos, influenciado por Charlie Parker, Miles Davis, Head Hunters, James Brown, Sly and The Family Stone, Prince, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e Pink Floyd.
Estudou bateria na E.J.M.A, em Lausanne – Suíça, e no MUSICIANS INSTITUTE, em Los Angeles – EUA, obtendo em 1995 o prestigiado diploma do Percussion Institute of Technology – P.I.T.
No plano educacional, é cofundador da MUSICLAND – Escola de Jazz e Música Atual de Mafra, onde mantém desde 1998 a função de professor, coordenador e responsável pela pasta de desenvolvimento pedagógico.
Através das centenas de aulas, workshops e masterclasses que ministra, é responsável pela formação, desenvolvimento e enriquecimento cultural de centenas de músicos dos mais variados instrumentos em Portugal.
No plano musical, distingue-se sendo um músico multifacetado, com uma linguagem musical vincada, energética e criativa. Com participação em centenas de concertos, programas de rádio, televisão e muitos registos em trabalhos discográficos, tem colaborado com inúmeros artistas da música Rock, Pop, Blues, Hip Hop e Jazz.
A nível nacional, tem trabalhado com Rui Veloso, Carlos Barreto, Laurent Filipe, Boss AC, Sam The Kid, Pedro Ayres Magalhães, entre outros.
A nível internacional, trabalhou com o lendário “Mr. Johny B. Good” o Pianista Johnnie Johnson, Deborah Blando, Dom Famularo, Gregg Bissonette, Thomas Lang, Vera Figueiredo, entre outros.
Em 1999 estabelece a Urban Jazz Band.
Em 2002 é entrevistado pela revista internacional de bateria mikedolbear.com
Em 2004 é entrevistado pela revista internacional de bateria Modern Drummer Brazil
Em 2009 publica o método de bateria “Modo Linear“, inteiramente dedicado à linguagem linear.
Em 2010 edita o trabalho discográfico com a UJB - “Ad Here“.
Em 2016 o jornal BLITZ, considera Nelson Sobral um dos maiores baterista da música em Portugal.
Para mais informações: www.nelsonsobral.com